CO98 — O Forasteiro
O Forasteiro do Tarot Zen, de Osho — 5 de arco-íris
O ser é você e descobrir o seu ser é o começo da vida. — Osho
Quantas vezes você já sentiu-se excluído(a) e teve aquela sensação de sentir-se como uma criança que fica no portão olhando seu pai/mãe indo embora.
Algumas vezes o sentimento de exclusão ou de sermos “deixados para trás” não fica tão clara em nossa mente e temos dificuldade de lidar com essa situação. Temos a sensação de pequenez, de sentir-se um zé ninguém. Em alguns momentos essas situações são claras e bem definidas e outras nem tanto.
Quando estamos atentos a essas situações temos a oportunidade de nos conectar com a nossa existência. Mas como isso funciona? Como podemos perceber essa situação e mudarmos nosso “olhar”.
E a mensagem da carta do Tarot Zen, de Osho O Forasteiro irá nos auxiliar na reflexão. Acomode-se, relaxe e vamos lá!
MENSAGEM DA CARTA
Então, você está se sentindo um estranho. Isso é bom. É o período de transição. Mas é preciso estar atento para não se deixar tomar pela dor e infelicidade. Agora que Deus não está mais aí, quem irá consolá-lo? Você não precisa de consolo nenhum. A humanidade já é maior de idade! Seja um homem, seja uma mulher, e apoie-se nos seus próprios pés…
A única maneira de conectar-se com a existência é aprofundando-se em si mesmo, porque, lá no seu centro, você ainda está conectado. Fisicamente, você foi desconectado de sua mãe. Essa desconexão foi absolutamente necessária, para transformá-lo num indivíduo autônomo. Do universo porém, você não está desconectado. A sua conexão com o universo é a consciência. Essa conexão não é visível, portanto é necessário mergulhar profundamente em si mesmo, com grande consciência, atenção e observação, e você encontrará a conexão. O buda é a conexão!
Osho God is Dead: Now Zen is the Only Living Truth Chapter 3
SIMBOLISMO DA CARTA O FORASTEIRO DO TARO ZEN DE OSHO
O menininho desta carta está de pé de um dos lados de um portão, olhando através da grade. Ele é tão pequeno, e está tão convencido de que não pode passar, que não consegue ver que a corrente que amarra o portão não está trancada; tudo o que ele precisaria fazer seria soltá-la.
Sempre que nos sentimos “deixados de fora”, excluídos, isso gera essa sensação de ser uma criança pequena e desamparada. Não é de causar espanto, pois esse sentimento está profundamente enraizado nas nossas experiências da mais tenra infância. O problema é exatamente esse, porque estando tão profundamente enraizado, o sentimento ressurge repetidas vezes em nossa vida, como se fosse uma fita gravada. Neste momento, uma oportunidade lhe está sendo oferecida para você interromper essa gravação, para deixar de atormentar-se com a idéia de que, de alguma maneira você “não está à altura” para ser aceito e recebido. Reconheça que as raízes desse sentimento estão no passado, e deixe ir embora essa dor antiga. Isso irá trazer-lhe lucidez para enxergar como pode abrir o portão e iniciar-se naquilo que você tanto anseia ser.
Namastê
Não deixem de conferir o episódio 65 — O que é Ho’oponopono. Lá eu explico como essa técnica ancestral havaiana pode contribuir para o exercício do “deixei ir” que Osho fala no texto anterior. E no episódio 66 deixo a Oração Original do Ho’oponopono, da Morrnah Simeona, para quem possam praticar em um momento de meditação.
O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu
Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, bem como outros textos do Osho que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.
Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!
Se você gostou não deixe de compartilha com amigos e parentes.
Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast, Amazon Music, Deezer, Google Podcast entre outros — Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho
“Alexa, toca Podcast Café com Osho ultimo episódio.”
Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player.
Você me encontra também:
- Instagram como @cafecomosho
- Grupo Telegram t.me/cafecomosho
Todos os contatos e links — https://linktr.ee/cafecomosho
Coletânea de Livros do Osho — no site https://www.cafecomosho.com/p/livros-osho.html
Conheça o Tarot Zen, de Osho
Créditos
Musicas