CO94 — O Rebelde

O Rebelde do Tarot Zen, de Osho — IV Arcano Maior

Cafe com Osho
5 min readJun 7, 2021

O rebelde é aquele que vive de acordo com sua própria luz, se move de acordo com sua própria inteligência. Ele cria seu caminho caminhando nele, ele não segue a multidão na super estrada — Osho

Que já não ouviu Rita Lee cantando:

Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca
Meu Deus quanto tempo eu passei
Sem saber
Foi quando meu pai me disse filha
Você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir
E sumir

Rita Lee — Ovelha Negra

Encontrar nossa verdade exige que sejamos rebeldes. É desafiador, mas um momento de cada um e necessário.

Existe uma velha associação e um mal entendido que a pessoa não conformada, ou um dissidente é um rebelde. O não conformado é um reacionário; ele age com raiva, violência e ego. Sua ação não se baseia na consciência. Embora ele seja contra a sociedade, apenas ser contra não é necessariamente estar certo. Na verdade, na maioria das vezes, passar de um extremo a outro é sempre passar de um erro a outro.

Ser rebelde com tantas coisas que nos foram apresentadas, impostas ou ensinadas, nos coloca numa situação de conflito. E muitas vezes essa realidade faz com que a sociedade te enxergue como um insurgente, revoltado, indócil, indisciplinado. Ou como canta Rita Lee: visto como a ovelha negra.

O rebelde age com um equilíbrio tremendo, o que não é possível sem consciência, vigilância e imensa compaixão. Não é uma reação, é uma ação — não contra o velho, mas pelo novo.

E no episódio de hoje quero propor um novo olhar sobre ser rebelde. E para isso trago para a reflexão a carta do Tarot Zen, de Osho — O Rebelde.

MENSAGEM DA CARTA — O REBELDE

As pessoas têm muito medo daqueles que conhecem a si mesmos. Estes têm um certo poder, uma certa aura e um certo magnetismo, um carisma capaz de libertar os jovens, ainda cheios de vida, do aprisionamento tradicional..

O homem iluminado não pode ser escravizado — este é o problema — e não pode ser feito prisioneiro… Todo gênio que tenha conhecido um pouco do seu íntimo está fadado a ser um pouco difícil de ser absorvido: ele deverá ser uma força perturbadora. As massas não querem ser perturbadas, ainda que se encontrem na miséria; estão na miséria, mas estão acostumadas com isso, e qualquer um que não seja um miserável parece um estranho.

O homem iluminado é o maior forasteiro do mundo; ele parece não pertencer a ninguém. Nenhuma organização consegue confiná-lo, nenhuma comunidade, nenhuma sociedade, nenhuma nação.

Osho The Zen Manifesto: Freedom from Oneself Chapter 9

Liberdade, amor, silêncio, verdade, iluminação, o florescimento final do seu ser — tudo está disponível para o verdadeiro rebelde. Os obstáculos apenas precisam ser removidos. Todas as velhas estruturas acabam criando mais e mais obstáculos e obstruções ao seu crescimento.

Se o rebelde é contra essas obstruções, é para permitir ao novo homem viver sem grilhões, viver sem prisão, viver fora dos campos de concentração e viver uma vida tão livre como um pássaro voando … tão livre quanto uma roseira dançando na chuva, no sol; tão livre quanto uma lua movendo-se no céu além das nuvens em absoluta beleza, felicidade e paz.

A True Rebel — Osho

SIMBOLISMO DA CARTA O REBELDE DO TARO ZEN DE OSHO

A figura de poder e autoridade desta carta é, visivelmente, de alguém que é senhor do seu próprio destino. Em seu ombro, há uma representação do sol, e a tocha que ele segura na mão direita simboliza a luz da sua própria verdade, arduamente conquistada.

Rico ou pobre, o Rebelde é de fato um imperador, porque quebrou as correntes do condicionamento repressivo e das opiniões da sociedade. Ele deu forma a si mesmo abraçando todas as cores do arco-íris, aflorando das raízes obscuras e amorfas de seu passado inconsciente, e criando asas para voar para o céu. A sua própria maneira de ser é rebelde — não porque esteja lutando contra alguém ou contra qualquer coisa, mas porque ele descobriu a sua própria natureza verdadeira e está determinado a viver de acordo com ela. A águia é o animal com o qual se afina espiritualmente, um mensageiro entre a terra e o céu.

O rebelde é um tipo de homem totalmente diferente do inconformado. Nunca se esqueça disso, porque ser um não conformado é muito fácil, mas ser um rebelde precisa de uma tremenda transformação em seu ser.

A True Rebel — Osho

O rebelde nos desafia a ser suficientemente corajosos para assumir responsabilidade por quem somos, e para viver a nossa verdade.

O Podcast Café com Osho é apresentado e produzido por Alexandre Abreu

Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens das cartas do Tarot Zen do Osho, bem como outros textos do Osho que nos auxiliam na busca do autoconhecimento.

Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!

Se você gostou não deixe de compartilha com amigos e parentes.

Acompanhe as publicações pelo Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast, Amazon Music, Deezer, Google Podcast entre outros — Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho

“Alexa, toca Podcast Café com Osho ultimo episódio.”

Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player.

Você me encontra também:

Todos os contatos e links — https://linktr.ee/cafecomosho

Coletânea de Livros do Osho — no site https://www.cafecomosho.com/p/livros-osho.html

Conheça o Tarot Zen, de Osho

https://amzn.to/2XA3ixV

Créditos

Musicas

Ivan Tregub — Ljosalfheimr_V
Ivan Tregub — 05–1503872-Ivan Tregub _BER_-5
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Rita Lee — Ovelha Negra

--

--

Cafe com Osho

Café com Osho é uma inciativa para todos buscam o autoconhecimento. Apresento mensagens das cartas do Tarot Zen, de Osho bem como outros textos do Osho.