CO148 — Pensamentos Desejosos

Aquele que pensa é criativo com seus pensamentos — essa é uma das verdades mais fundamentais a ser compreendida. Osho

Cafe com Osho
5 min readAug 10, 2023

Olá, tudo bem com vocês?

Como estão os seus pensamentos e desejos? Hoje, vamos adentrar no terreno fértil e intrigante da mente e explorar sobre os pensamentos desejosos. Sim, aqueles pensamentos que emergem de nossas mentes, fluindo como rios criativos, moldando a nossa realidade de maneiras que muitas vezes sequer percebemos.

Como disse Osho em um trecho de seus textos:

Aquele que pensa é criativo com seus pensamentos — essa é uma das verdades mais fundamentais a ser compreendida. Tudo aquilo que você vivência é sua criação. Primeiro você cria, então você a vivência, depois você fica preso na experiência — porque não sabe da fonte de tudo que existe em você.

Agora imaginem-se, por um momento, em um reino onde os desejos ganham vida instantaneamente, onde cada pensamento reverbera como um eco mágico, transformando-se em ação tangível quase num piscar de olhos. Uma árvore dos desejos, onde nossas vontades se manifestam no instante em que cruzam os limites de nossa mente.

Essa árvore dos desejos está ilustrada numa antiga parábola chamada — A parábola da árvore dos desejos, onde um homem se encontra em um paraíso peculiar, onde os desejos são concedidos sem hesitação, como se fossem frutos prontos para colher.

Como lidar com essa realidade e qual lição podemos ter com essa parábola?

Então, convido a todos a permanecerem conectados e juntos vamos refletir sobre as lições dessa parábola. Acomode-se, esvazie o copo, relaxe e permita que esse seja seu momento, só seu. Depois me conta o que achou. Estou lá no facebook ou no Instagram como Café com o Osho.

A parábola da árvore dos desejos

Esta parábola esta presente na carta Pensamentos Desejos do Tarot da Transformação

Uma vez um homem estava viajando e entrou acidentalmente no paraíso. No conceito indiano de paraíso, há árvores que realizam desejos, às Kalpatarus. Basta sentar-se debaixo delas, desejar alguma coisa, e imediatamente seu desejo é realizado — não há qualquer intervalo entre o desejo e a realização. Você pensa e imediatamente ele se torna em algo concreto: o pensamento se realiza automaticamente. Essas Kalpatarus nada mais são que uma simbologia para a mente. A mente é criativa, criativa com seus pensamentos.

O homem estava cansado, assim ele adormeceu debaixo de uma árvore dos desejos. Quando ele acordou, estava se sentindo muito faminto, então disse, “Gostaria de conseguir comida em algum lugar”. E imediatamente a comida apareceu do nada — flutuando à sua frente, uma comida deliciosa. Ele começou a comer e, quando estava se sentindo satisfeito, outro pensamento surgiu nele: “Se pudesse conseguir algo para beber…” E nada é proibido no paraíso, então imediatamente, um precioso vinho apareceu.

Bebendo vinho, relaxando na brisa fresca do paraíso na sombra da árvore, ele começou a imaginar: “O que está acontecendo? Fui parar dentro de um sonho ou há fantasmas aqui me pregando peças?” Então apareceram fantasmas! eram ferozes, horríveis, nauseantes. Ele começou a tremer, e pensou: “Agora estou certo de que vou morrer. Esses fantasmas vão me matar”. E ele foi morto.

Essa parábola é muito antiga, de imenso significado. Sua mente é uma árvore dos desejos; o que você imaginar será realizado mais cedo ou mais tarde. Às vezes a demora é tão longa que você já esqueceu completamente que havia desejado algo tempos atrás. Algumas vezes a demora é de alguns anos, ou de algumas vidas, então você não consegue perceber a fonte. No entanto, se você olhar bem fundo, irá descobrir que seus desejos estão criando você e sua vida. Eles criam seu inferno, criam seu paraíso. Criam sua miséria, criam sua felicidade. Criam o negativo e o positivo. Todos vocês são mágicos, girando e tecendo num mundo mágico em volta de si mesmos, e depois ficando presos nisso — a aranha presa na própria teia.

Uma vez que isso tenha sido compreendido, as coisas começam a mudar. Então você pode brincar: você pode transformar seu inferno num paraíso, é apenas uma questão de desenhá-lo a partir de uma visão diferente. Ou se você estiver realmente apaixonado pela infelicidade, pode criar mais e mais, até que seu coração fique cheio dela. Mas assim, você nunca irá se queixar, porque sabe que é sua própria criação, é sua pintura, você não pode fazer com que ninguém se sinta responsável por isso. Então toda a responsabilidade é sua.

Surge então uma nova possibilidade: você pode deixar de criar o mundo, pode parar com isso. Não é necessário criar o paraíso e o inferno, não há necessidade alguma de criar. Aquele que cria pode ir relaxar, repousar.

Esse repouso da mente é a meditação

Aprendizado

E para finalizar o episódio de hoje, quero compartilhar 5 lições que tirei dessa parábola. E depois me compartilha qual aprendizado você teve.

  1. Poder da mente criativa: A parábola ilustra que a mente é como uma árvore dos desejos, capaz de transformar pensamentos em realidade e ressalta a capacidade de manifestar desejos de forma rápida e direta.
  2. Consequências dos desejos: Os desejos são poderosos e moldam a vida das pessoas. Eles podem criar tanto situações positivas como negativas. As ações da mente criam a realidade experimentada, resultando em felicidade, miséria, positividade ou negatividade.
  3. Auto Responsabilidade: A história enfatiza que cada indivíduo é o criador de sua própria realidade e assim somos responsáveis pelas nossas experiências, sejam elas boas ou ruins.
  4. Escolha da criação: As pessoas têm a capacidade de escolher conscientemente o que desejam criar em suas vidas. Todos podemos escolher criar um mundo de felicidade ou infelicidade com base em suas intenções.
  5. Meditação e repouso da mente: E por fim a parábola fecha com a ideia de que a meditação é um estado de repouso da mente, permitindo que as pessoas parem de criar constantemente e encontrem um espaço de tranquilidade interior.

Uma inciativa para que todos possam ouvir e refletir as mensagens de autoconhecimento presentes nos textos de Osho, na cartas do Tarot Zen do Osho, Osho -Tarô da Transformação bem como outros textos que nos auxiliam na jornada do conhecimento.

Te convido a acompanhar os episódios e desejo que cada áudio possa trazer, reflexão, auto conhecimento e sabedoria, promovendo transformação sempre!

Se você gostou não deixe de compartilhar.

Estamos Spotify, Podcast Addict, Apple Podcast, Amazon Music, Deezer, Google Podcast entre outros — Acesse — https://linktr.ee/cafecomosho

“Alexa, toca Podcast Café com Osho ultimo episódio.”

Assinando o podcast você receberá as atualizações em seu player.

Você me encontra também:

Coletânea de Livros do Osho — no site https://www.cafecomosho.com/p/livros-osho.html

O Podcast tem o apoio do Núcleo de Estudo Sapienza — focado no aprendizado com responsabilidade. Oferecendo cursos livres online nas áreas de terapias holísticas, terapias naturais, esoterismo e assuntos relacionados.

Créditos

Musicas

Let Go — Roniit
Foyer (feat. Musaka) — Yestalgia
Invitation — Yestalgia

--

--

Cafe com Osho

Café com Osho é uma inciativa para todos buscam o autoconhecimento. Apresento mensagens das cartas do Tarot Zen, de Osho bem como outros textos do Osho.